domingo, 28 de março de 2010

Festa das Endoenças - Programa

Programa:
28 Março - Domingo
16:00h - Bênção dos Ramos seguida de Procissão (da Capela de Santa Ana para a Igreja Matriz)
17:00h - Missa na Igreja Matriz
1 Abril - 5ªFeira
15:30h - Procissão dos Pobres, que vão tomar parte no lava-pés.
16:00h - Missa da Ceia do Senhor, Sermão do Mandato, Lava-pés, Comunhão, Procissão e Reposição Solene do Santíssimo Sacramento.
21:30h - Procissão do Senhor Preso à Coluna e Sermão do Pretório (as bandeiras seguem levantadas).
23:00h - Hora Santa
2 Abril - 6ª Feira
14:30h - Solene acção Litúrgica comemorativa da Paixão e Morte de Jesus, Leituras, Orações Solenes, Adoração da Cruz e Comunhão.
15:30h - Procissão e Sermão do Encontro. Sermão da Morte e descida da Cruz. Cerimonias e itinerários tradicionais.
21:30h - Procissão do Enterro.
3Abril - Sábado
22:00h - Solene Vigília Pascal, Procissão, Precónio Pascal, Leituras, Ladainhas (1ª Parte). Bênção da Água do Baptismo, Renovação das Promessas do Baptismo e Ladainhas (2ª Parte).
4 Abril - Domingo
10:30h - Missa Solene com homilia.
15:00h - Procissão e Sermão da Ressurreição.

P.S.: Retirado do Blog "Festas de Safara"

2 comentários:

Anónimo disse...

"A história passa-se numa pequena sala de uma antiga Sociedade de Recreio que por capricho de alguns safarenses já não existe. Durante uns tempos , num gesto louvável e altruísta um antigo cabo da Guarda Fiscal resolveu ensinar as primeiras letras a alguns trabalhadores do campo e para isso todas as noites havia uma sessão de aproximadamente uma hora à luz de um "petromax" e onde o "velho mestre" e o seu "ajudante" de cinco anos (que já sabia escrever,ler e contar)debitavam as primeiras letras, os números e a leitura em voz alta. Estes trabalhadores de cara lavrada de rugas que não da idade mas do trabalho, lá iam, uns melhor que outros, lendo, escrevendo e contando (há boa maneira do Estado Novo). Com alguma impaciência o "velho mestre" lá invectivava os seus alunos de quando em vez contra alguma obstinação desajustada da pergunta ou do tema tratado. Dessas "arremetidas" um dos privilegiados, descontando-se a boa vontade de todos que ali estavam depois do duro labor diário, era um almocreve, homem bom, honrado e trabalhador, muito persistente...mas demasiado obstinado.
As aulas nocturnas ainda duraram alguns meses, os suficientes para a maior parte aprender a escrever o seu nome.
A criança da história passou a ser daí em diante a ser saudada por aqueles seus"alunos":Olá professor!O almocreve turrão passou a escrever o seu nome e por ventura mais ainda se não fosse a sua caturrice."

Digo eu,há distância de cinquenta e dois anos e de 502 Km, que a obstinação e a casmurrice (poder-se-ia usar adjectivos mais apropriados para certas acções) leva a que as pessoas não melhorem nem façam progredir e enriquecer as populaçõe que prometeram apoiar quando foram por elas democraticamente eleitos.
Para mim, sempre atento e informado do que se passa em Safara, felizmente que temos uma Presidente da Junta e que esperamos que diferente das obstinações e acintes do seu antecessor que em algumas das suas intervenções me faz lembrar o almocreve da história, mas sem a pureza e a ombridade do dito almocreve.

O Velho Carlista

P.S. Boas Festas das Endoenças mas só poderei ir a Safara no dia 8 deste mês.

Unknown disse...

antonio para bens pelo blogja agora da um olhimho meu site http://sites.google.com/site/safaraal/