sexta-feira, 7 de maio de 2010

Safara, ver e saborear

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/26/Safara_-_Moura.JPG
Agora que o tempo melhorou, faço um convite aos leitores do Rua da Achada que não são de Safara a fazerem-nos um visita e descobrirem o que esta pequena terra tem para ver e saborear, então vamos lá, chegando a Safara podem parar logo na entrada e atestar o carro nas bombas do Augusto ou nas bombas do Rainha (ambas tem serviço de Bar) de seguida seguem em direcção ao centro e podem tomar o pequeno almoço na pastelaria LICO, agora que já recuperaram energias vão fazer umas compras de produtos da nossa terra, podem começar por comprar bolos regionais na Dias & Caeiro (Maria dos Bolos como é mais conhecida) e nos Pastelinhos de Safara depois pode comprar bons enchidos no talho do Zé Miguel e no talho do Zé da Lúcia de seguida passe pela padaria Taranta, na rua da Republica onde pode encontrar o magnifico pão Alentejano mas não venha de lá embora sem trazer também mel já premiado em vários concursos, e já que está nessa zona da aldeia dê um saltinho ao lagar do Chico Zé na rua do Brasil, e leve um bom azeite daquele que dificilmente encontra no supermercado, e já agora passe pelo Chico Pato e leve umas azeitonas com tempero caseiro que estas não encontra mesmo em lado nenhum, bem já tem os bolos, os enchidos, o pão, o mel, o azeite as azeitonas, com estas voltas todas são horas de almoço, tem duas opções ou vai ARCADA ou ao MEIA BOLA, não fique indeciso almoça num e vai jantar no outro, sim porque isto ainda não acabou, então que tal, gostou do almoço? estou certo que sim, então vamos lá continuar, para queimar algumas calorias vimos a pé visitar alguns pontos de interesse, começamos pela ponte romana na ribeira de Safareja, no regresso passamos pela fonte dos arcos e pode beber um pouco de agua fresca, agora vá em direcção ao largo das ameias e aprecie a capela de Santa Ana, já que está no largo das ameias e depois desta caminhada já ia um cerveja com um pires de caracóis, pois bem ai perto da capela tem o café JANEIRO, aproveite, depois dessa pausa siga em direcção à Achada de São Sebastião ai vai encontrar a Igreja de São Sebastião e ao lado um monumento em homenagem aos Safarenses que deram a vida pela pátria, segue pela rua São Sebastião até à praça 25 de Abril e encontra a Igreja Matriz, já ia outra cervejinha e uns caracóis, vá agora ao café RETE, já está? conheça agora o artesanato local, vá à do Zé de Jesus na Rua São Sebastião e veja os magníficos trabalhos em ferro, depois na rua de Moura ( estrada nacional) pode apreciar os trabalhos em verga e outros feitos pelo António Lima a seguir volte à rua do Brasil para ver as cadeiras com fundo de buinho feitas pelo Caixinhas, enquanto o tempo passa! já são horas de jantar, já sabe se foi ao ARCADA almoçar vá agora jantar no MEIA BOLA, terminado o jantar ainda pode ir tomar um copo na rua do Hospital tem o EduardusBar e o bar JF, mas o condutor agora não bebe alccol, começa a ficar tarde são horas de voltar,espero que tenham gostado, boa viagem, voltem Sempre!

4 comentários:

Unknown disse...

achei piada por mostrar a praça com os bancos antigos bem mais ergonómicos que os actuais.bem que disse a alguém que sabe de design e com responsabilidades autárquicas que os bancos servem para as pessoas se sentarem tem a ver simplesmente com o design mas ele respondeu-me diplomaticamente que o pacote urbanistico para safara era um todo incluindo a casa mortuária que no sítio onde a construiram não lembra ao diabo.bem sei que a c.m.moura neste caso não teve as culpas todas ou quase nenhumas.só uma mente doente é que se lembra de plantar uma casa motuária mesmo "paredes meias" com o cemitério.safa-se o monumento e o painel de azulejos com a poesia do autor do hino da mocidade portuguesa(lá vamos cantando e rindo...).depois do périplo por safara só faltou indicar-me a mim que não daí onde possa dormir.continue a apresentar safara que quem está longe gosta de saber mesmo os nomes das pessoas que falam na assembleia de reguesia.continuação.

Unknown disse...

uma sugestão,na sequência de prática muito usual na cultura anglo-saxónica em jornais ou blogues existe uma rubrica de nascimentos (que abandonou)e de obituário.não deve existir o preconceito de relatar para a comunidade quem nasceu o seu e o nome de seus pais,com a devida autorização.estas notícias são extensíveis a quem faleceu. onde o seu nome e de seus familiares.são sempre pequenas biografias. este é um "serviço" prestado à comunidade,não são mexericos mas matéria para mais tarde se poder fazer caso haja alguém que esteja interessado em fazer um levantamento/estudo histórico-social do lugar onde ocorreram tais factos.
não vou por respeito a si e às famílias enlutadas e em especial a viúva servir-me do seu blogue para enviar sentidas condolências,os blogues não devem servir para isso mas tão somente para dando notícias aproximar as pessoas e informá-las do que realmente se passa in situ sem mexericos repito.

Anónimo disse...

Muitos parabéns por fazer em breves palavras um relato do que Safara tem de melhor!

Franky disse...

Vivi em Safara largos anos da minha vida. Já lá vão muitos anos! Cheguei com apenas 5 anos e ali aprendi a ler e a escrever. Em Safara cresci e aprendi a respeitar um povo que trabalhava de sol a sol nos campos do Alentejo e recompensados com salários de miséria. A vida no Alentejo desse tempo era muito difícil.
Lembro-me de muitas coisas que aqui foram relatadas, outras, porém, já são novidades para mim. Mas a praça, essa praça onde eu brinquei, nas tardes quentes de verão, até o sol desaparecer no horizonte, trouxe-me de volta ao passado e a recordação de tantos amigos que lá deixei.
Mas as saudades de Safara essas sim, estão sempre presentes em mim.