domingo, 25 de abril de 2010

25 de Abril em Safara

As comemorações do 25 de Abril começaram Sábado, 24 de Abril com uma arruada pela banda de musica do C.A.M. Safarense, que voltou a ouvir-se depois de cerca de três anos parada, mais tarde ás 16h teve lugar no auditório da casa de moagem, um colóquio denominado, conversas sobre a revolução do 25 de Abril, na mesa estava, Ana Caeiro (presidente da Junta) Vânia Marujo ( presidente da assembleia de freguesia) José António Oliveira ( vice Presidente da Câmara M. Moura) e o orador convidado António Gervásio.
Depois de Ana Caeiro apresentar a mesa, Vânia Marujo deu inicio ao colóquio, com alguma emoção que era visível no seu rosto, e que se sentia nas suas palavras, apresentou a biografia do convidado António Gervásio, resistente anti-fascista nasceu a 25 de Fevereiro de 1927 em Montemor-o-novo numa família pobre de operários agrícolas, agora com 83 anos, mas com uma lucidez incrível para que padeceu o sofrimento de ter estado preso três vezes, sempre por denuncia, em 1947, em 1960 e em 1971, sendo que desta vês só saiu aquando do 25 de Abril.
No total, esteve preso cinco anos e meio. Nas prisões de 1960 e 1971 foi brutalmente torturado, com espancamento até a perda dos sentidos. Na última prisão foi impedido de dormir durante 18 dias e 18 noites seguidos, esteve cerca de 400 horas sem dormir.
Em maio de 1961, foi espancado em pleno tribunal por denunciar as torturas da PIDE.
A 4 de Dezembro de 1961, em pleno dia, um pouco antes das dez da manhã, participou na fuga de Caxias com mais com mais sete pessoas, militantes do Partido Comunista Português, como ele próprio o era desde os 18 anos, curiosamente num carro que Salazar havia recebido de presente de Hitler.
António Gervásio participou sempre activamente nas lutas do proletariado agrícola do sul do pais, tendo sido um dos impulsionadores da luta pela jornada de 8 horas de trabalho, conseguidas após uma luta muito intensa por parte de todos os trabalhadores, mesmo sob o medo da PIDE e sob o jugo fascista.
Depois da revolução, foi eleito deputado à assembleia constituinte pelo distrito de Portalegre e, em 1979, foi eleito deputado à assembleia da republica pelo distrito de Évora. participou directamente em todo processo da reforma agrária e na luta pela sua defesa. è da sua autoria a obra "A Reforma Agrária é Necessária."
Todas estas historias reais contadas na primeira pessoa impressionaram e emocionaram o publico que enchia por completo o auditório. De realçar a ausência dos eleitos do PS nesta e em todas as iniciativas levadas a cabo pela Junta de freguesia, é pena porque assim ficariam a saber melhor como foi difícil alcançar a democracia.
Hoje dia 25 de Abril houve arruada pela Banda dos Leões e entrega de cravos vermelhos pele população, para além de outras iniciativas que terminou com a actuação do grupo VÁ de MODAS.
25 de Abril Sempre!

Peço desculpa pela data que está na foto, fui eu que não actualizei a data da maquina, mas foi mesmo feita no colóquio de dia 24/04/2010.

4 comentários:

Anónimo disse...

Já á algum tempo que tomei conhecimento do seu blogue amigo António mas só hoje resolvi comentar, pois considero que os comentários deveriam ser prodotivos e não é o que têm vindo a acontecer, o que é de lamentar pois dou lhe desde já os meus parabens pelo blogue, pelos esclarecimentos e apreciações sobre Safara, o que é de lamentar realmente são algumas apreciações feitas por algumas pessoas.
mas passemos então ao que realmente me fez deixar aqui o meu comentário, pois até aqui era um simples assistente.

Indignação...
Sera que o 25 de Abril não chegou ao Posto da G.N.R de Safara??

Hoje, dia 25 de Abil de 2010 dia da 36º aniversário da Revolução de Abril, famosa Revolução dos Cravos, Revolução esta que nos tornou num Estado Livre, numa Democracia tal não foi o meu espanto quando o Executivo da Junta de Freguesia acompanhada pela Banda dos leões de Moura Chegou ao Posto da G.N.R de Safara local este que fazia parte do percurso, tudo apostos para tocar a musica simbolo da Revolução de Abril, e o que era feito da Bandeira Portuguesa???? Pois é parece que os nossos militares se esqueceram da Bandeira no armário!
E mais... nem rasto deles o dia inteiro.....E esta eimmmm...

Cumprimentos

Anónimo disse...

podia-me elucidar que é quem na mesa? para alem de a.g. que conheço pessoalmente e do vive-presidente da c.m.m. que não tenho o prazer de conhecer o que eu gostaria era de conhecer as presidentes da junta e da assembleia de freguesia de safara.
da esquerda para a direita estavam....
a ausência do p.s. nas comemorações é grave e carece de uma conversa até a nível pessoal com esses eleitos do povo. não podem ser tão desprovidos intelectualmente ao ponto de não perceberem que NINGUEM do p.s. não pode estar contra o 25 de abril.até o faz de conta que é engenheiro comemora. muitos candidatos do p.s.d. levaram cravos vermelhos para a assembleia da república.um deles citou marx e lenine. nunca o p.s. deixou de comemorar o 25 de abril.é um partido de abril obviamente. daqui um apelo para os homens e mulheres do p.s. de safara.por favor percebam que estão a entrar para um poço sem fundo. repito comemorar o 25 de abril não é estar ao lado da junta ou da cãmara É ESTAR AO LADO DO POVO QUE TAMBÉM VOS ELEGEU.gostaria que num futuro próximo esta alarvidade não se repetisse. safara não é só dos eleitores da cdu mas t.b.do ps do psd do cds do be é de TODOS e o 25 de abril também é de TODOS.
estou certo que nem a concelhia nem a distrital do p.s. subscrevem esta atitude como t.b.no largo do rato concordarão quando vierem a saber desta tomada de posição dos seus militantes de safara. farei os possíveis para que todas estas instâncias do p.s saibam desta vergonhosa posição de pessoas que jamais deverão ter a possibilidade de serem escolhidas para concorrerem a qualquer cargo dentro de um partido que nunca por nunca ser se pode pôr de parte de umas comemorações do 25 de Abril.
o velho carlista

Antonio Caeiro disse...

Boa noite amigo velho carlista, então da esquerda para a direita, temos, Vânia Marujo, Presidente da Assembleia de Freguesia, Ana Caeiro, Presidente da junta, duas mulheres, duas jovens, facto que impressionou muito António Gervásio, tive o prazer de o acompanhar até Montemor-o-novo e não se cansou de realçar esse facto.
um abraço

Anónimo disse...

Também reparei na ausência da bandeira no posto da GNR, é lamentável, mas se calhar como o governo deu o dinheiro todo aos banqueiros não sobrou nada para comprar bandeiras, os militares é que podiam fazer uma vaquinha e juntar 1,50€ e comprar uma na loja dos chineses, tem algumas deficiências, é certo mas como fica alta e a desfraldar ao vento nem se nota, ainda mais que o posto fica junto à estrada e a maioria passa de carro, mas a bandeira da casa do povo também estava estiada de uma forma original, quer dizer, original não foi assim que o Filipão nos ensinou a por a bandeira e é natural que aja alguma confusão com o que se está a comemorar, se calhar alguém pensou que era já o mundial da África do Sul, pois comunicação social fala mais nisso que no 25 de Abril.Por isso tal como nos 48 anos de fascismo houve quem soubesse resistir, agora também haverá sempre alguém que teima em não deixar que o fascismo seja branqueado. VIVA O 25 de ABRIL