quinta-feira, 8 de abril de 2010

Largo das Ameias ou Largo Eng. José F. Ulriche?

[Safara+Largo+das+Ameias+(2).jpg]
Este largo que todos nós, conhecemos por Largo das Ameias, o seu nome oficial é Largo Engenheiro José Francisco Ulrich, que foi Ministro da ditadura fascista de Salazar. Quando terminaram as obras de requalificação do largo, eu na altura membro da Assembleia de Freguesia, apresentei uma proposta no sentido de o largo se volta-se a chamar o nome que pelo qual todos o conhecem, a proposta foi rejeitada pela maioria (PS) da altura, argumentando que "nós, Safarenses, deveríamos estar todos gratos a esse senhor, pois foi durante a sua governação que Safara teve agua canalizada," já agora e digo eu, porque não estarmos gratos ao Dr. Salazar?Sim porque era ele que mandava, que era o chefe, e porque não estarmos gratos pelos jovens que o Dr. Salazar e seu governo mandou para a guerra? Sim se não fosse assim provavelmente nunca tinham saído daqui, não conheciam África, e porque não homenagearmos também esses Senhores, pelas torturas, prisões e mortes de que foram vitimas milhares de resistentes anti-fascistas, eu disse "RESISTENTES" peço desculpa era "TERRORISTAS" que eu queria dizer, sim porque era assim que eram apelidados, alias ainda hoje em alguns lugares do mundo, são apelidados de "TERRORISTAS" aqueles que lutam pela soberania dos seus povos, mas voltando ao largo das Ameias, eu na minha modesta opinião acho que não faz sentido, ter uma placa homenageando um Ditador Fascista em vez do nome histórico que por todos, foi, é e sempre será conhecido, por isso deixo aqui o meu apelo à Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia, que a bem da Cultura e da Democracia devolvam de uma vez por todas o verdadeiro nome ao largo.

Vou lançar aqui um desafio aos leitores, em especial aos que conhecem Safara, comentem este artigo e deixem a sua opinião sobre este assunto.

17 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo Toy

Quero aqui deixar a minha mais modesta opinião, sem querer melindrar ou ofender ninguém, mas também sou da opinião que o actual Largo Eng.º José F. Ulriche deveria passar-se a chamar Largo das Ameias.
Eu vivi em Safara desde sempre, mas só em adulto é que soube o nome oficial do dito largo pois ninguém o tratava como tal.
Não quero entrar em politiquises baratas, unicamente o que me move é dar o nome ao Largo porque todos nos Safararense o conhecemos.

Anónimo disse...

Caro António

A idéia não me parece descabida,mas se alterarem o nome para Largo das Ameias, então deverão alterar muitos nomes das ruas de Safara, que também já não fazem sentido, como Rua de Angola,Rua de Moçambique,Rua de Timor, Praça 25 de Abril,Rua do Hospital,etc.
Julgo que deveriam ser dados nomes de ruas a Safarenses que se têm destacado por esse mundo fora e dos quais deveremos ter orgulho.

Um abraço

Rui Gato Rodrigues

francisco perfeito caetano disse...

acho bem que deixe de se chamar eng.o josé f.ulriche e passe a chamar-se largo das ameias.
concordo tb.que se deveria homenagear aqueles safarenses que "por obras valerosas se foram da lei da morte libertando".desses safarenses mortos que com as suas qualidades e obras os nomes deveriam substituir algumas ruas como de angola moçambique timor etc..mas não do hospital(hospedaria), manter-se rua da achada e largo do corro etc...quanto ao assunto de fundo em que um blogue como este deveria apostar era na descoberta de safarenses mortos com "nome suiciente" para serem homenageados. aqui lanço um repto ao mentor do blogue para começar, que atrás outros virão.

velho carlista

Anónimo disse...

Espreitem este link:
http://amareleja40grausasombra.blogspot.com/2010/03/praca-de-touros-de-amareleja.html#comment-form

Anónimo disse...

mano Antonio dou-te os parabens pelo artigo e concordo deveras com a tua opinião, contudo não descordo da opinião do amigo Rui Gato. existem pessoas na nossa terrinha que bem podiam dar o nome ás nossas ruas .
abraço.
Mário Lampreia

Anónimo disse...

Já agora vou dar vos alguns exemplos, de pessoas ou instituições que deveriam ser homenageadas com a atribuição do seu nome a uma das artérias safarenses:
Politica: Alexandre Pato
Religião: Padre Barbas e Padre Vitor Milicias
Educação:D.Bia,D.Conceição,D.Amália
Empresários: Pastelinhos de Safara
Agricultores: António Lopes Ferreira
Instituições: GFA de Safara(35 anos)
Casa da Divina Providência, Banda de Música,Grupo Desportivo.

Estes são os que me lembro, mas seguramente haverá muitos mais safarenses que merecem tal distinção.

Cumprimentos

Rui Gato Rodrigues

Anónimo disse...

Sr Rui Esqueceu-se de alguns como:
Fado João Mouro,
Futebol Zé da Bia
Artesanato Jorge do Capitão
Forcado Rui Gato
Pastor Passarinho
etc etc etc
Foi apenas uma brincadeira,falando a sério penso que se esqueceu de um que julgo ser bem importante, O Doutor Carlos, um Medico á antiga que auxiliou muitas pessoas deste Concelho.

Anónimo disse...

entre os mortos, safara já "teve" em seu seio alguma figura militar ou civil que se destaca-se em prol da humanidade desde o século xv(para não ir mais atrás)?não podemos ter só em vista os horizontes de safara se bem que é importante olharmos para aqueles que nasceram em safara. as outras terras começam obviamente por aí.e gente empreendedora que tenha mourejado pelo mundo e regressado a safara a fazer o bem existe alguém? e homens da cultura? professores,médicos, economistas, teólogos, artistas plásticos ou outros, advogados?necessariamente mortos, claro!e ministros não existiu nenhum?e vice-reis da india(governadores)também não?achei muito bem que se tivese homenageado os nossos mortos em combate pela pátria.sem complexos de esquerda nem excitações desnecessárias de direita.safara está de parabéns assim como o executivo da c.m.m.há agora que cumprir(ia dizer portugal mas a tirada é de f.pessoa)o resto. sem complexos devemos homenagear os safarenses ilustres e as instituições existentes em safara que lutam pelo engrandecimento da nossa terra. contem comigo.

o velho carlista

Antonio Caeiro disse...

estive calado todo este tempo para que os leitores fossem dando as suas opiniões, que respeito e agradeço,embora não concorde com todas.
Estou plenamente de acordo com o amigo Rui Gato e o Amigo Caetano quando dizem que se deve dar as ruas nomes de pessoas da nossa terra, já não concordo quando sugerem a substituição de alguns nomes, porque eu nunca mudava o nome `praça 25 de Abril, já que assinala uma data de mudança na nossa Historia, para melhor, digo eu e estou certo que à excepção de alguns saudosistas do regime de Salazar, que felizmente são poucos todos estamos de acordo as outras apesar de ate gostar dos nomes aceitaria melhor, mas sabem que isto de mudar nomes ás rua traz alguns inconvenientes, nomeadamente aos moradores dessas ruas, o que não acontece com o largo das ameias, já que ninguém utiliza o nome oficial, mas há ruas que ainda não têm nome e outras que têm mas ninguém conhece, ruas que estão agora a começar a ter moradores, que se pode aproveitar para homenagear alguns notáveis desta terra, e já agora aproveito para dizer que falei com a senhora presidente sobre o assunto e fiquei a saber que é intenção da Junta de Freguesia dar nomes a essas ruas. queria chamar a atenção para dois nomes que aqui foram sugeridos, um pelo Rui Gato e outro por um anónimo, que já existe uma rua Alexandre Pato e uma Dr. Carlos de Melo.
Obrigado a todos

Anónimo disse...

caro antónio caeiro

existe uma gralha que eu gostaria que emenda-se. esse senhor caetano não tem positivamente nada a ver com o safarense que se assina velho carlista. agradecia que se referisse num futuro a velho carlista. esse engano, não conheço sequer a pessoa que pelo nome nem deve ser safarense, veio já no bloge a"avenida da salúquia" e o santiago macias já o emendou. velho carlista simplesmente.quanto aos nomes claro que acho correcto o nome de 25 de abril, mas mudar os nomes para melhor, melhor ainda.eu, velho carlista defendo que pouco diz os nomes de rua de angola moçambique etc.. só se for para recordar os que lá padeceram e morreram. quanto aos dois nomeados já que estão deixá-los estar um é até irmão do primeiro safarense a perder a vida na guerra colonial e primo de outro que tb lá pereceu. vamos lá a ser um pouco mais ousados nos nomes das artérias novas e nas outras cujos nomes deviam ser mesmo alterados. a cdu costuma ser mais corajosa em por os "pontos nos is".estou á espera de nomes de safarenses mortos com curriculum para além dos óbvios.
velho carlista

Antonio Caeiro disse...

amigo velho carlista, peço desculpa mas como já deve ter visto nos comentários há um sr Caetano que se assinou no final do seu comentário, como velho carlista, dai eu pensar que se tratava da mesma pessoa.
em relação aos nomes de Safarenses mortos com curriculum, gostaria que aponta-se alguns, porque eu até tento saber, faço perguntas mas nem sempre sou bem sucedido, documentos escrito são muito poucos e ir buscar as minhas memorias é um pouco difícil, pois tenho 40 anos.
um abraço

Anónimo disse...

Bom dia.

Concordo plenamente com o autor do blog!
É de toda a urgência alterar o nome do Largo das Ameias, sobretudo porque queremos que todas as lembranças fascistas sejam varridas de uma vez por todas!

Eu voto "Largo das Ameias".

Já agora, o que é que estas "ameias" têm a ver com as "ameias militares"?
Agradeço a quem puder dar uma resposta!

Bem haja quem vier por bem...

Antonio Caeiro disse...

caro anónimo das 11:36,
Eu não quero afirmar, mas acho que tem tudo a ver com as ameias militares, porque pelo que eu consegui saber, parece que foram escavadas ali ameias a quando da restauração da independência, na qual as tropas estacionadas em Safara tiveram um papel determinante.
é tudo que julgo saber, se conseguir saber mais algum pormenor, não hesite em publicar aqui.
Um abraço

Anónimo disse...

caro antóno caeiro

houve algum problema técnico na recepção da proposta que fiz no dia 18 de abril?se não a recebeu não me importo de a enviar.se me quiser responder directamente dou-lhe o meu e-mail que é velhocarlista@gmail.com.
cumprimentos
velho carlista

Unknown disse...

dois nomes de safarenses mortos distintos controversos mas safarenses de nascimento um enterrado em "são sebastião" e o outro suponho que um dos filhos também lá jaz. com mais curriculum que outros que estão plasmados nas placas toponímias.manuel romana ãngelo -homem de esquerda, suficiente teimoso par não ceder e assim abandonar o cargo de presidente da câmara de moura, excelente mandato aliás.conhecio-o e privei bastante com ele e restante família . um safarense integro.outro teimoso, josé silvestre ferreira bossa,não conheci nem privei com ninguém da família, homem de direita mas apesar de vice-rei/governador da índia e ministro das colónias abndonou todos os cargos porque também não pactuou com quem o tinha nomeado.teimosias e casmurrices.não nos iludamos um foi tanto de esquerda como o alexandre pato, aliás meu familiar e irmão do primeiro soldado de safara a morrer em angola. o outro tanto de direita como o padre barbas e o médico carlos homem de melo.quanto á água canalizada para safara que os socialistas acham que foi o tal engenheiro do largo das ameias era melhor pesquisarem a data e saber se havia na altura algum safarense com força suficiente no poder de então para "meter uma cunha" e assim transformar safara na única(penso) aldeia com água no concelho de moura e das poucas no alentejo.são nomeações assim tão polémicas? era bom que não fossem.o tempo e a história clarifica ideias feitas e faz sempre o seu caminho certo.
a indicação de associações é por demais correcto mas que tenham anos suficientes de dedicação á cultura de safara e dos safarenses. eu só vejo uma a "sociedade do sarol"!!!infelizmente a do "capricho" já morreu. ou duas se contar com a casa do povo.a da divina providência podia muito bem ser incluída no rol.que nome tem a rua onde o lar está implantado?

até qualquer dia

Antonio Caeiro disse...

mais uma vez obrigado pelo seu valioso contributo, Manuel Romana Ângelo, apresentei eu próprio a cerca de 9 anos, logo depois da sua morte uma proposta para dar o seu nome à ligação entre o posto da GNR e a rua de São Sebastião, que foi aprovada por maioria com a oposição do (PS), mas até agora não se conclui o processo tenho esperança que seja agora, também estou de acordo que seja dado o nome do Sr, José Silvestre Ferreira Bossa a uma artéria da Freguesia, quanto à casa da divina previdência, já dá o nome à rua onde se encontra, apenas não tem placas, mas segundo as informações que tenho serão colocadas em breve.
um Abraço

Anónimo disse...

os meus parabéns pela receptividade do blogue.sem saber percebi que havia ajuda do s.m. o que só dignifica ambos, a si e a ele.quanto à resposta gostei pela brevidade e pela concordãncia. vamos ver se com a cdu as coisas correm e não ficam embarradas, quis dizer emperradas.´vá dando notícias de safara a quem está bastante longe mas suficientemente perto para se interessar pelo dia-a-dia da sua terra.

velho carlista